quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Conclusões sobre transporte e distribuição:
           
            Em função do modo rodoviário no transporte de cargas brasileiro, o consumo de gasolina e, principalmente, diesel é o componente mais importante na demanda por derivados no país. A maior parte do crescimento ocorre nesses dois segmentos, ficando estável o consumo de óleo combustível, sub-produto do processo de petróleo pesado pelas nossas refinarias nacionais, que tem pouca capacidade em processar o petróleo pesado nacional em derivados leves, o crescimento das importações desses produtos é devido ao aumento da diferença entre os perfis de produção e consumo.
           Aqui ocorre predominância do consumo de diesel.
          O processo de ampliação das refinarias existentes enfrenta limitações. física, porque a expansão das plantas instaladas não seria capaz de adequar a oferta às projeções de demandas futuras. Tem ainda questões de estratégia de  que a Petrobras no mercado nacional, ao construir mais uma refinaria traria obstáculo à consolidação da abertura do mercado de derivados. Assim, a ampliação da capacidade existente da Petrobras força a busca por sócios privados para novos investimentos.
          Enquanto 44% do petróleo circulam no mercado internacional, o mercado de derivados movimenta apenas 13% de sua produção. Devido às refinarias estarem voltadas ao atendimento de mercados cativos.

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